Índice
Entenda o que são os honorários advocatícios e o que considerar para elaborar o seu de maneira simples!
Existem diferentes tipos de honorários advocatícios, leia o artigo para saber quais são eles.
A precificação dos honorários advocatícios é uma grande dificuldade dos advogados em início de carreira, até mesmo dos que estão na profissão por longa data.
Devido à quantidade de aspectos que devem ser considerados para chegar ao preço correto dos serviços jurídicos, certamente essa não é considerada uma tarefa fácil.
Uma boa sugestão para que a cobrança dos seus honorários advocatícios seja justa do ponto de vista do cliente sem desvalorizar o seu serviço, é deixar a precificação sob a responsabilidade do seu escritório de contabilidade.
Confira mais!
Honorários advocatícios: o que são? Quais os tipos?
Basicamente, os honorários advocatícios são o pagamento que os advogados recebem pelos serviços prestados.
No estatuto da OAB, está previsto esse direito que o profissional possui pela prestação dos seus serviços, que pode ser lido nos artigos 22 e 26.
São 4 os tipos de honorários advocatícios que os advogados podem utilizar em sua carreira, cada um com suas peculiaridades, que são:
- Honorários contratuais: são combinados entre o profissional e o cliente antes que o processo – ou a consulta – seja iniciado;
- Honorários arbitrados: o juiz é quem determina o valor dos honorários que deverá ser pago pela parte ou pelo seu representante legal, considerando a complexidade do caso, o valor da causa, como também o que for estabelecido pela OAB;
- Honorários sucumbenciais: a parte que perdeu o processo é quem deve pagar o valor devido ao advogado da parte vencedora;
- Honorários assistenciais: os honorários são devidos ao sindicato que se responsabiliza financeiramente pela assistência jurídica ao trabalhador, e não ao advogado.
Quais aspectos devem ser considerados para a precificação dos honorários advocatícios?
O estabelecimento dos honorários advocatícios vai muito além da utilização da tabela da OAB, é fundamental considerar alguns aspectos, dentre os quais destacam-se:
- Experiência do profissional;
- Grau de especialização do advogado;
- Formação profissional;
- Situação do mercado de trabalho;
- Grau de dificuldade da causa defendida.
Agora, você vai aprender mais algumas dicas de como precificar seus honorários advocatícios e não terá prejuízos financeiros.
- Considerar a tabela da OAB;
- Analisar as peculiaridades de cada caso;
- Apresentar um valor, não apenas o preço;
- Elaborar as regras por meio de um contrato;
- Estabelecer uma margem para, em caso de possíveis descontos, não ficar no prejuízo;
- Considerar possíveis despesas extras;
- Não se esquecer dos custos fixos e dos variáveis do seu escritório;
- Conhecer a situação financeira do seu cliente;
- Contar com a ajuda de um software jurídico.
Conheça os serviços da Propec Consultoria
Como foi dito inicialmente, a precificação dos honorários advocatícios é uma dificuldade não apenas para os advogados iniciantes, como também para aqueles com a carreira já consolidada.
A melhor alternativa para ambos é contar com a Propec Consultoria, que possui uma equipe de profissionais extremamente qualificados para contribuir de forma significativa com o sucesso do seu escritório.
Embora a sede da Propec seja em Salvador, na Bahia, é possível atender a clientes em todos os cantos do país, já que seu serviço de contabilidade é 100% digital.
Sendo assim, se você ainda tem dúvidas acerca dos seus honorários advocatícios ou de quaisquer demandas contábeis e fiscais em seu escritório, entre em contato hoje mesmo pelo WhatsApp.