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Experiência do paciente: descubra como melhorá-la de forma prática e sem erros!
Veja 5 dicas fundamentais para melhorar a experiência do seu paciente e para, assim, melhorar seus lucros
A área da saúde é uma das áreas que mais crescem, tornando-se, cada vez mais, um ramo competitivo; nesse cenário, é preciso saber ganhar a confiança e a fidelidade do paciente.
A demanda pelo atendimento humanizado aumentou, capaz de entreter e tratar o paciente de acordo com suas especificidades e com suas necessidades específicas. Esse tratamento impacta, de forma significativa, a credibilidade construída pela instituição de saúde.
Portanto, faz-se necessário o entendimento de como pode ser melhorada a experiência do paciente, tendo em vista que essa melhoria beneficia tanto os pacientes quanto a instituição de saúde.
Neste artigo, vamos detalhar melhor o assunto e apresentar dicas para melhorar essa experiência dentro da sua clínica.
Para gerir uma empresa do ramo da saúde, é necessário muito conhecimento! Quer entender como melhorar essa gestão? Veja a matéria abaixo disponibilizada em nosso blog e amplie seus conhecimentos.
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O que é a experiência do paciente?
A experiência do paciente é um termo que envolve as interações do paciente em um ambiente médico, o que influencia a maneira como ele vê o ambiente e como se sente nele.
Portanto, isso engloba atendimento, segurança, conforto, qualidade em todos os processos; basicamente, é todo o percurso feito pelo indivíduo em uma instituição médica.
Essa experiência está diretamente ligada a pontos como, por exemplo:
- Equipe de atendimento;
- Infraestrutura do ambiente;
- Materiais utilizados;
- Tempo de espera;
- Higiene.
Qual a importância da experiência do paciente?
A satisfação do paciente é importante para gerar uma fidelização. Além disso, a satisfação por parte dos pacientes possibilita uma experiência melhor para o indivíduo que busca uma solução para suas necessidades do ponto de vista médico. Aumentar o sucesso dos processos é fundamental tanto para fidelizar quanto para garantir uma boa reputação para o médico e para a clínica.
Outrossim, quanto ao aspecto do paciente, uma relação de confiança entre ele e a clínica gera uma maior adesão ao tratamento sugerido.
Ou seja, uma boa experiência para o paciente gera ganhos para ambas as partes.
Como melhorar a experiência do paciente?
Para desenvolver uma jornada do paciente agradável, é necessário estar ligado a vários fatores. Veja 5 dicas para melhorar a experiência do paciente em sua clínica.
1. Tenha uma boa estrutura na sua clinica
A infraestrutura é, sem dúvida, a primeira impressão que uma clínica passa, por isso a organização, o conforto e a segurança devem ser observados e mantidos de acordo com as necessidades do local e dos pacientes.
2. Mantenha a higiene sempre em dia
A higiene é importante para todos os ambientes. Na área da saúde, é uma das primeiras coisas a serem observadas, por isso mantenha sempre o local de espera, todos os materiais e os móveis limpos e desinfectados.
3. Tenha um time capacitado
Contar com uma equipe capacitada faz toda a diferença para a sua clínica, afinal um bom atendimento é um dos principais fatores observados pelo paciente na hora de definir se a experiência foi ou não satisfatória.
Por isso, capacite sua equipe quanto ao atendimento e à utilização de todos os equipamentos e recursos tecnológicos para melhorar a experiência do seu paciente.
4. Otimize o tempo de espera
O tempo de espera é um dos principais fatores que geram a insatisfação do paciente. A fim de resolver esse problema, é necessária a implementação de estratégias visando à melhoria da qualidade do tempo e diminuir ao máximo o tempo de espera do paciente.
5. Utilize a tecnologia
A tecnologia é um fator que gera uma série de benefícios para todas as empresas. Na área da saúde, a utilização de softwares para melhor gerenciar os processos que envolvem o atendimento do paciente é fundamental para manter a satisfação, uma vez que a tecnologia ajuda a diminuir o tempo gasto em diversas etapas e diminui a incidência de erros.
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