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Esteja atento aos documentos necessários para a abertura de uma empresa, confira agora quais são!
Uma parte essencial que não deve ser subestimada no processo de abertura de empresa é a documentação; veja agora quais são os documentos necessários para abrir uma empresa
É fato que, para abrir uma empresa no Brasil, o empresário precisa ter o máximo de atenção a todos os processos burocráticos. Essa alta burocracia brasileira costuma dificultar o processo de abertura das empresas, por isso é essencial que o empresário saiba todas as obrigações necessárias para concretizar a abertura do seu negócio.
Nesse viés, conhecer a documentação necessária é fundamental para fazer valer essas obrigações.
Ter essa atenção inicial traz segurança para o empreendedor e para a empresa, evitando atrasos nos demais processos e diminuindo os riscos de erros.
Então, antes de abrir sua empresa, venha ler este artigo, pois preparamos uma lista com os documentos necessários para abrir a sua empresa. Veja agora como.
Veja mais dicas para simplificar a abertura de sua empresa. Listamos 3 artigos sobre o assunto que estão disponíveis para você, confira-os abaixo.
- Abertura de CNPJ para profissionais liberais e autônomos em Salvador- BA: Como realizar?
- Simplifica PJ em Salvador – BA | ProPec Consultoria
- Legalização de Empresas em Salvador – BA | ProPec Consultoria
O que é necessário para abrir uma empresa?
Para abrir uma empresa, é necessário ter o regime de tributação e o tipo de empresa já definidos. Será necessário separar algumas informações e documentos sobre sócios e empresa.
Antes de prosseguir, vamos ressaltar que a documentação também é influenciada pela região, ou seja, alguns dados e custos quanto ao preenchimento e à retirada da documentação para abrir uma empresa em Salvador podem variar em relação aos demais estados.
A fim de iniciar o processo de abertura, será necessário fornecer alguns documentos e dados sobre os sócios ou titulares da empresa. Veja quais são eles:
- RG, CPF, CNH;
- Estado civil;
- Profissão;
- Telefone;
- E-mail;
- Endereço residencial.
Veja abaixo informações necessárias sobre a sua empresa.
- Razão social e nome fantasia da empresa;
- Atividade da empresa;
- Capital social;
- Participação dos sócios;
- Telefone e e-mail de contato da empresa;
- Endereço comercial.
Quais são os documentos e os procedimentos necessários para abrir uma empresa?
1. Contrato social:
O contrato social é o primeiro passo para a abertura da empresa, nele devem constar informações sobre a empresa e sobre os sócios. Ademais, ele é fundamental para a continuidade nos demais processos.
2. Registro na junta comercial:
O registro na junta comercial é fundamental para dar continuidade à retirada do CNPJ, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, e para conseguir o NIRE, o Número de Identificação do Registro da Empresa).
3. CNPJ:
O CNPJ deve ser solicitado junto à Receita Federal. Será necessário o envio de uma documentação específica para obter o CNPJ. Veja os documentos “adicionais”:
- Ficha Cadastral da Pessoa Jurídica;
- Quadro de Sócios e Administradores;
- Ficha específica, de acordo com o órgão;
- O Documento Básico de Entrada do CNPJ, o DBE ou o protocolo de transmissão;
- Quando for informada a existência ou a inexistência de beneficiários finais, será necessária a ficha de beneficiários finais.
4. Alvará de funcionamento:
Será feita a análise para a licença legal. Assim, a empresa poderá exercer as atividades.
5. Inscrição estadual:
Essa inscrição pode ser feita na Secretaria do Estado da Fazenda.
Ela é necessária para o registro formal da empresa e para o cadastro no ICMS, que é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
Os documentos necessários para essa inscrição são:
- RG e CPF dos sócios;
- Comprovante de endereços dos sócio, original ou uma cópia autenticada;
- Cópia do documento de direito de uso do imóvel, como contrato de locação ou escritura pública, cópia autenticada;
- Cópia do CNPJ;
- Cópia do alvará de funcionamento;
- Cópia do ato constitutivo;
- Documento Único de Cadastro o DCC, em três vias;
- Documento Complementar de Cadastro, em uma via;
- Cadastro fiscal do contador responsável pela sua empresa;
- O comprovante de contribuinte do ISS (Imposto Sobre Serviços) para as empresas que irão prestar serviços;
- A certidão simplificada da junta comercial para as empresas que foram formalizadas há mais de três meses.
Ter o auxílio de uma contabilidade em sua empresa é indispensável
Ter uma empresa contábil é fundamental para todos os processos relacionados a sua empresa, desde a abertura aos processos que envolvem a legalização e a parte fiscal dela.
Além disso, o profissional contábil dispõe de conhecimento necessário para o sucesso da empresa, do ponto de vista fiscal, tributário e econômico.
Por isso, antes de prosseguir com a abertura da empresa, saiba escolher a contabilidade correta para seu negócio.
Invista em sua empresa! Conte com o auxílio especializado da ProPec Consultoria.
Com o nosso apoio, será fácil abrir e gerenciar todos os assuntos fiscais e legais relacionados a sua empresa.
Para manter um negócio de sucesso, é fundamental ter o apoio de uma empresa contábil de sucesso.
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