Tenha total controle sobre os seus pacientes de maneira fácil, rápida e gratuita!
Saiba como você deve agir para que tenha total controle sobre os seus pacientes de maneira fácil e rápida! Leia nosso artigo para saber mais.
Conhecer os pacientes e conseguir manter uma clientela fiel são os desafios dos profissionais da área da saúde. Por isso, confira neste artigo como ter o total controle sobre os seus pacientes!
Com as informações nos lugares corretos, você saberá como atender melhor e deixará o seu paciente mais satisfeito.
Se você tem um consultório em Salvador-BA e precisa aprender um pouco mais sobre como controlar os seus pacientes de forma prática e sem gastar nada, leia nosso artigo até o final!
Controle de pacientes: tudo o que você precisa saber
Um controle eficiente dos pacientes pode auxiliar na gestão financeira mensal e no planejamento estratégico do consultório.
Além disso, é possível analisar o seu público e estudar ações que tornem o ambiente e os atendimentos mais agradáveis.
Como realizar um controle eficiente?
Agora que você já entendeu os benefícios de ter um controle dos pacientes, iremos lhe dar algumas dicas de como realizar esse acompanhamento:
- Aposte nas tecnologias;
- Organize a marcação de consultas;
- Entenda as suas capacidades;
- Tenha controle de retorno dos pacientes;
- Organize os relatórios dos pacientes e;
- Invista em qualidade.
Aposte nas tecnologias
Um sistema automatizado é capaz de promover agilidade e segurança para o acesso das informações corriqueiras.
Você facilmente e de forma remota, caso necessário, conseguirá consultar os dados, históricos e relatórios dos seus pacientes e atendimentos e com isso, não precisará esperar até o dia seguinte para acessá-los, também não precisará estar no consultório ou despender tempo procurando arquivos físicos.
Esses softwares costumam errar menos que o trabalho manual das equipes de trabalho.
Além disso, a comunicação entre os trabalhadores é facilitada, visto que está tudo anotado e as informações podem ser consultadas por todo o pessoal autorizado.
Se não for possível investir em tecnologia paga, você pode apostar em aplicativos gratuitos ou planilhas elaboradas especificamente para o seu negócio.
Você pode basear-se em alguns modelos prontos na internet, mas é importante que você adeque às suas necessidades para que o resultado seja mais eficaz.
Organize a marcação de consultas
Os atendimentos não precisam ser somente via contato telefônico, você pode utilizar o e-mail corporativo e também o WhatsApp como complemento.
A vantagem de utilizar essas duas ferramentas a seu favor é que as informações ficarão gravadas e podem ser consultadas em outro momento.
Desse modo, o controle de pacientes ocorrerá de forma fácil, rápida e gratuita!
Você também poderá organizar um sistema para manter contato com o paciente, relembrando-o do dia e horário, informando sobre promoções ou horários vagos, notificando sobre os exames que ficaram prontos.
Dessa forma, você aproxima o cliente da empresa e evita que ele desista da consulta sem aviso prévio.
Entenda as suas capacidades
Todo empreendimento deseja crescer, porém nem sempre o negócio está preparado para isso!
Analise o cenário que você está inserido e realize um controle no fluxo de pacientes.
Elabore um estudo com os horários mais solicitados, a agenda dos seus profissionais, se é possível contratar mais funcionários ou, caso não seja possível, como reorganizar os pacientes para que as consultas não demorem muito ou que eles fiquem sem atendimento.
É mais interessante que você invista na qualidade do atendimento para que os clientes desejem retornar do que no volume de pacientes, caso o seu negócio não consiga comportar esse grande fluxo.
Tenha controle de retorno dos pacientes
Algumas clínicas oferecem a consulta de retorno gratuita dentro de 30 dias, outras não.
Independente de como funciona no seu negócio, é muito importante realizar o controle de retorno dos pacientes.
Dessa forma, você irá criar maior proximidade entre o profissional e o cliente.
Você conseguirá controlar a qualidade do serviço prestado.
Você conseguirá elaborar um planejamento financeiro mensal mais completo e seguro.
E, por último, você conseguirá organizar a agenda, criando estratégias para a primeira consulta, consulta de retorno, consulta de rotina e assim por diante.
Organize os relatórios dos pacientes
Quando o seu negócio possui uma estrutura em cadeia com as informações dos pacientes, o fluxo é otimizado e as chances de perdas ou erros diminuem.
Saiba qual o tempo máximo que uma pessoa deve permanecer em cada departamento para que o serviço mantenha um padrão de excelência.
Caso o paciente percorra mais de um departamento da clínica, é importante que os dados sigam com ele de forma organizada, prática e sem demora.
Além disso, para o bom atendimento do médico, é importante que ele tenha conhecimento de todo o histórico do paciente, pois falhas nesse sentido podem causar grande constrangimento e prejuízos no tratamento/diagnóstico.
Invista em qualidade
Como já foi comentado anteriormente, quando se investe em qualidade você tem ótimos retornos!
Investir não necessariamente requer dinheiro, você pode capacitar a sua equipe internamente, reforçando o que espera deles, ensinando o uso das tecnologias, ensinando etiqueta e bons modos.
Capacite a sua equipe para que ela coopere com os sistemas e os ideais da empresa!
Invista também no ambiente, para que ele seja limpo e organizado, para que o deslocamento dos pacientes seja tranquilo e seguro e para que as informações não se percam durante o processo.
Propec: vamos ajudar você a desenvolver seu negócio com mais facilidade
Com todas essas informações ficou mais fácil ter o controle total dos pacientes de maneira rápida e gratuita!
Com essas informações e entendendo os benefícios você poderá se organizar para implementar estratégias e obter retornos positivos dos seus pacientes.
Se for necessário assessoramento para a realização de um estudo do seu negócio, conte conosco, nós, da Propec, somos especialistas nesse assunto.
Para isso basta clicar no ícone do WhatsApp que está presente na sua tela e falar com um de nossos especialistas.