Índice
Montar clínica médica em Salvador – BA: saiba o que você precisa fazer
Começar um novo negócio pode gerar insegurança. No entanto, se você buscar conhecimentos e contratar uma boa assessoria de contabilidade, suas chances de ter sucesso com o seu negócio serão muito maiores.
Aprenda mais sobre esse assunto e comece hoje a se organizar para montar sua clínica médica em Salvador – BA.
Quer montar clínica médica em Salvador-BA? Neste artigo você vai encontrar informações essenciais para começar seu empreendimento e ter sucesso.
A cidade de Salvador , capital da Bahia, é muito conhecida por sua gastronomia, música e arquitetura.
Salvador é considerado um município muito populoso, pois possui cerca de 2,8 milhões de habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro Geografia Estatística- IBGE 2020.
Além de apresentar o maior PIB entre as cidades nordestinas, é considerada um centro econômico e turístico.
Ou seja, um ótimo lugar para começar seu empreendimento e fazer sucesso.
Entretanto, é preciso conhecer quais os requisitos necessários para montar uma clínica em Salvador-BA.
Pois, o sucesso vai depender do planejamento do projeto elaborado, das estratégias de marketing adotadas para captar clientes e do investimento financeiro.
Ademais, não podemos esquecer da parte burocrática, que são os registros no órgãos responsáveis, alvará de funcionamento, dentre outros documentos.
Já que no Brasil, abrir um empreendimento não é um processo simples.
Então se você deseja montar uma clínica em Salvador-BA, não deixe de continuar lendo nosso artigo.
Aqui você vai encontrar informações valiosas para começar a empreender.
Montar uma clínica médica em Salvador: saiba por onde começar?
Se você deseja montar uma clínica em Salvador-BA, primeiramente você precisa saber qual tipo de clínica você deseja.
As clínicas podem ser classificados em:
- Clínica Integrada: Atua em parcerias com outros estabelecimentos da saúde. É uma ótima opção para conseguir clientes por indicação;
- Clínica Diagnóstica: Esse modelo é voltado para realização de exames mais complexos, como ressonância e outros exames de imagem.
- Clínica Especializada: É um modelo mais simples, com atendimento de médicos especializados em determinada área;
- Franquias: Trata-se da abertura de uma filial de clínicas já conhecidas a vantagem é que o nome já é conhecido.
Já sabe qual modelo de clínica você deseja montar?
Se a resposta for sim, então chegou o momento de começar a realizar o planejamento do seu projeto.
Se você quer aprender como fazer basta continuar lendo nosso artigo.
Gerenciamento do projeto para montar clínica em Salvador Bahia-BA.
A gestão do projeto é uma metodologia pela qual os projetos são elaborados, planejados, monitorados e controlados, garantindo assim que os objetivos da empresa sejam alcançados.
Tendo em vista que ao longo da sua execução os projetos podem sofrer adaptação a gestão de projetos é a forma mais eficiente de organizar tal mudança.
Para o sucesso do gerenciamento do projeto é preciso se atentar a quatro fatores de extrema importância.
– Alocação de recursos: diz respeito ao compartilhamento de recursos e mão de obra para a execução de projeto;
– Competência gerencial: diz respeito ao alinhamento, organização, planejamento e execução dos projetos de forma precisa, evitando o aparecimento de problemas;
– Gerenciamento de custos/cronograma: diz respeito ao tempo estabelecido para execução do projeto. O cronograma de atividades deve estar alinhado ao cronograma de custos, já qualquer alteração pode gerar mais gastos para a empresa.
– Medição de desempenho de projetos: Os sistemas de medição são vitais para o desenvolvimento do projeto, além de assegurar que os objetivos sejam alcançados.
Outros pontos importantes que também devem ser observados são:
- Determinação do público alvo;
- Plano de marketing;
- Suporte contábil especializado;
- Localização.
Agora vamos falar sobre os documentos necessários para montar uma clínica em Salvador-BA.
Escolha da contabilidade
Como em qualquer empresa, montar uma clínica demanda de um suporte contábil de qualidade, para que sejam cumpridos todos os requisitos legais.
Então montar uma clínica em Salvador Bahia, é importante estar atendo as necessidades legais do município.
De forma geral, para a clínica ser legalizada, é preciso realizar registros nos órgãos competentes. Por isso é fundamental contar com a ajuda de um profissional capacitado.
Os documentos necessários são:
- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica- CNPJ
- Cópia dos documentos pessoais do proprietário- RG e CPF
- Declaração do Imposto de Renda;
- IPTU do imóvel;
- Contrato de Locação ou Compra do Imóvel;
- Alvará de funcionamento;
- Licença da Vigilância Sanitária;
- Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde- CNS
- CRM do profissional responsável
Caso a clínica não tenha todos os documentos pode ser penalizada ou impossibilitada de atender convênios.
CNES
O CNES é um sistema de cadastro do Ministério da Saúde de todos os estabelecimentos de saúde no Brasil, independente de ser da rede privada ou do SUS.
Então vamos passar algumas informações importantes sobre o CNES para você montar a clínica em Salvador-BA.
O CNES tem como finalidade:
- Atualizar as informações da estrutura física dos estabelecimentos;
- Troca de informações com outro sistemas;
- Disponibilizar as informações para população;
- auxiliar os gestores na tomada de decisão
Então para se cadastrar no CNES as empresas devem atender a requisitos mínimos obrigatórios:
- Espaço físico adequado;
- Realizar atividades voltadas para área da saúde;
- Responsável técnico
Licença sanitária
Outro documento indispensável para montar uma clínica em Salvador-BA.
Para estabelecimentos de saúde o alvará da vigilância sanitária é um documento obrigatório e primordial, para funcionamento.
O alvará é disponibilizado, por meio da avaliação e fiscalização do setor de Vigilância Sanitária.
E tem como objetivo minimizar e prevenir a realização de atividades que coloquem em risco a saúde e bem-estar da população.
Logo, a clínica que não estiver regular com a Vigilância Sanitária e continuar exercendo suas atividades poderá ser multada e o local fechado
No município o documento deve ser emitido e validado pela Secretária Municipal de Saúde.
Então agora você já sabe quais requisitos necessários e fundamentais para montar uma clínica em Salvador-BA.
Nós, da Propec, vamos ajudar você a reduzir seus custos por meio da redução de tributos, de acordo com o que permite a legislação
Conforme exposto acima, você aprendeu informações valiosas para montar uma clínica em Salvador-BA.
Sabemos que a área da saúde é uma das mais sólidas do mercado, por se tratar de um setor essencial para a população.
Haja vista que, a qualquer momento, as pessoas podem precisar de um atendimento, seja para uma consulta de rotina ou exame diagnóstico.
Além disso, para ter um negócio de sucesso é preciso realizar o planejamento do projeto.
Os gestores devem realizar um estudo sobre o local onde a empresa será instalada e definir qual será seu público-alvo e o valor do investimento.
Além de solicitar ajuda de uma contabilidade para conseguir cumprir todas as exigências legais que são solicitadas para abertura de uma empresa no Brasil.
Espero que tenham sido úteis as informações disponibilizadas neste artigo.
Caso precise de mais informações sobre o assunto, nós, da Propec, podemos ajudar você.
Clique no ícone do WhatsApp, localizado no canto inferior direito da sua tela, e fale com um de nossos especialistas.